Blog Black Frog

Categoria: Comunicação digital

4 ETAPAS QUE COMPÕE UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING E O PROCESSO DE VENDAS

Conheça os estágios que compõe uma estratégia de inbound marketing e as ferramentas que podem ser utilizadas no processo de vendas online.

Hoje em dia, o essencial para alcançar mais clientes é compartilhar conteúdo útil e relevante com o mundo. Dessa forma é possível atrair pessoas para o seu negócio, com um marketing que elas gostam.

E para isso, é preciso ter em mente que os compradores tem todo o poder. Já parou para pensar sobre um processo de compra que você tenha passado recentemente? Você ligou para um comprador afim de saber sobre um produto ou serviço, ou você realizou uma pesquisa na internet? Aposto que foi a segunda opção.

Consumidores gostam de ter a liberdade de compra, basta você capacitá-los com conteúdos relevantes e impressionantes, para que eles possam tomar as decisões certas por si mesmos.

Agora, que tal conhecer como funciona esse tipo de marketing e poder gerar resultados para seu negócio? Bom, a melhor maneira de começar é compreender a metodologia do inbound marketing, onde temos quatro etapas que compõe a estratégia e o processo de vendas.

Os estágios são: atração, conversão, fechamento e encantamento. Para cada uma dessas fases existem ferramentas digitais que as empresas normalmente usam para efetuar essas ações.

Vamos compreender cada estágio e as ferramentas que podem ser utilizadas em cada um deles.

 

-ATRAÇÃO

Nessa fase, você tem os estranhos que precisam ser atraídos ao seu site para assim se tornarem visitantes. Na fase de atração, ferramentas como blogs, otimização de site e mídias sociais são muito importantes para atrair novos usuários.

 

-CONVERSÃO

Depois de atrair novos visitantes, é preciso converter alguns deles em leads, reunindo suas informações de contato. As informações de contato são essenciais para conquistar sucesso com a estratégia, no mínimo, você precisa ter o endereço de e-mail desses contatos. Mas é preciso oferecer algo de valor a esses visitantes para conquistar o objetivo desejado.

Na fase de conversão, você pode oferecer aos usuários algumas ofertas, como e-books, whitepapers ou folhas de dicas, qualquer informação que possa ser interessante e valiosa a seus prospects. E aí você pode converter seus visitantes em leads usando o chamado processo de conversão, como você deve ter imaginado.

Componentes de website, como calls-to-action e landing pages podem atrair esses visitantes e ajuda-los. O interesse desses visitantes vai ser essencial para você obter as informações desejadas sobre eles.

 

-FECHAMENTO

Após atrair os visitantes certos e converter os leads certos, é hora de transformar esses leads em clientes. Na fase de Fechamento, ferramentas como e-mail e CRM, podem ser usadas para ajudar a vender aos leads certos, na hora certa.

 

-ENCANTAMENTO

É preciso monitorar e continuar a envolver sua base de clientes, transformando-os em felizes promotores dos seus produtos e serviços. Lembre-se sempre de fornecer conteúdo impressionante a seus usuários, sejam eles visitantes, leads ou clientes existentes. Só porque alguém já é cliente, não significa que você pode esquecer deles!

Depois, toda a metodologia retorna ao começo, quando os promotores conversam com suas redes, e fornecem mais estranhos ao seu negócio através da divulgação de seus produtos e serviços.

Legal, não é!? Para completar, faça com que a análise e monitoramento de toda a estratégia seja uma tarefa diária! Para que todo o esforço seja realmente bem-sucedido, é preciso saber o que está funcionando e como implantar novas soluções e melhorar seus esforços da maneira mais eficiente possível.

Conheça também algumas práticas recomendadas para converter leads em clientes.

 


Artigos relacionados