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Categoria: Comunicação digital

INBOUND MARKETING ESTA MUDANDO A MANEIRA DE FAZER NEGÓCIOS!

Entenda a diferença entre marketing tradicional e inbound marketing e porque inbound está mudando a forma de fazer negócios.

 

Há muitas estratégias de marketing que estão sendo utilizadas no mercado para que empresas possam conquistar mais clientes. Difícil é saber qual é realmente a mais eficaz e como trabalhar da forma certa para trazer os melhores resultados ao negócio.

Para empreendedores que estão começando a estudar novas maneiras de divulgar seu negócio, é fácil ficarem meio perdidos entre os termos e conceitos usados nas atuais estratégias de marketing.

E para entender melhor, vamos abordar neste artigo dois estilos de marketing, inbound marketing e o marketing tradicional. Mas antes vale entender o que é o inbound, essa grande estratégia de mercado.

O que é inbound marketing?

O inbound é uma mudança fundamental no jeito de fazer negócios! Trata-se de capacitar potenciais clientes através de uma estratégia de mercado voltada para o ambiente criado pela internet. Veio para atender os novos hábitos de consumo de pessoas que estão navegando nesse mundo virtual.

O inbound marketing é ideal para aqueles que tem certa dificuldade em qualificar leads, os possíveis clientes. Tem como ponto fundamental da estratégia a criação de conteúdos relevantes, relacionados aos produtos e serviços do negócio, afim de atrair novos interessados. É uma metodologia sistemática, com o intuito de converter visitantes em leads e leads em clientes.

É preciso utilizar de técnicas para que seus clientes cheguem até sua marca, como publicações relevantes feitas em blogs, ações nas redes sociais, podcasts, vídeos expositivos ou videoconferências, newsletters, e-books e muitas outras formas de exibição. Assim é possível atingir internautas que realmente tem interesse nos seus produtos e serviços, podendo criar um bom relacionamento, de médio a longo prazo.

 

Diferença entre marketing tradicional e inbound marketing.

No marketing tradicional o foco das empresas é encontrar clientes e, para isso, geralmente, elas usam técnicas um pouco mais intrusivas. As técnicas utilizadas podem ser anúncios impressos, comerciais de TV, mala direta e cold calling.

Mas com o avanço das tecnologias, essas técnicas tendem a se tornar menos eficazes e mais caras. Os filtros de spam, por exemplo, bloqueiam e-mails em massa, a publicidade na Tv se torna menos eficaz com o DVR e a identificação do discador bloqueia chamadas não solicitadas. É possível ainda divulgar uma mensagem com esses canais, mas nestes meios há certa dificuldade para segmentar a audiência da publicidade e mais ainda para calcular o ROI dos seus investimentos.

Além disso, o marketing tradicional pode ser muito mais conveniente para o profissional de marketing e vendedor, pois o conteúdo é “empurrado” para as pessoas, mesmo que esses possíveis clientes não queiram. O problema é que essa experiência pode não ser legal para o usuário, o potencial cliente, e a estratégia se torna ineficiente e até mesmo, negativa.

E é aí que o inbound marketing entra com tanta força, pois ele chegou para inverter esse modelo. Ao invés de lançar uma mensagem antiga e inconveniente ao usuário, na qual o profissional de marketing e o vendedor tem total controle, o inbound trata-se de capacitar potenciais clientes.

No lugar de anúncios de televisão que muitas vezes incomodam as pessoas, o profissional pode criar vídeos que os potenciais clientes realmente queiram ver. Em vez de exibir anúncios em publicações impressas, pode-se criar um blog empresarial com conteúdos úteis que deixam as pessoas ansiosas para lerem. Isso também acaba por deixar de lado o cold calling, pois se o conteúdo interessar, os prospects tem a liberdade de entrarem em contato para mais informações.

Inbound marketing é o marketing focado em ser encontrado pelos clientes. Totalmente focado no cliente. É útil. O que você prefere, negociar com uma empresa que está focada em suas necessidades ou nas necessidades deles mesmos?

Você já deve ter visto algumas de suas marcas preferidas praticando o inbound marketing, com aquela publicação de blog que resolve problemas, exibida perto do topo do mecanismo de pesquisa. Ou a avaliação de algum produto encontrada no Facebook, ou quem sabe um artigo sobre a criação de uma nova ferramenta de alguma rede social.

A ideia do inbound é ser parte da conversa, que significa compartilhar conteúdo útil e relevante com todos. É “inbound”, pois trata-se de atrair pessoas.

No mundo em que vivemos hoje, o poder está na mão dos compradores. Coloque-se no lugar de um comprador e pense sobre o processo que você passou em uma última compra sua. Você ligou para um vendedor, solicitando a compra? Ou você fez uma pesquisa online? Acho que a segunda opção tem mais chances de ser a sua realidade, não é? Vale a pena capacitar seus potenciais clientes para que eles possam tomar as decisões certas por si mesmos.

Uma vez entendido os conceitos de marketing tradicional e inbound marketing, fica mais fácil entender como lidar de forma eficaz com seus clientes. E para conhecer como realmente aplicar o inbound marketing no seu negócio, você pode conhecer mais sobre o assunto no artigo “Melhores práticas para converter leads em clientes”.

 

 


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