O inbound marketing é hoje considerado o melhor e mais eficaz meio de atrair e converter leads em clientes. Ele está transformando a maneira do mundo fazer negócios!
Consumidores querem ser instruídos, capacitados, e as táticas de inbound podem fornecer o tipo de informação de que seus prospects precisam para ajuda-los a tomar decisões de compra inteligentes, por si mesmos.
Mas antes de tomar qualquer ação de marketing é importante compreender os fundamentos para seu sucesso. Para que uma estratégia seja realmente eficaz, é preciso ter em mente que consumidores não querem que você apenas venda a eles.
Então para que você possa converter leads em clientes, listamos 4 práticas recomendadas que valem a pena você manter em mente.
MELHORES PRÁTICAS
Usar personas
Vendas e estratégias de inbound marketing são focadas no consumidor. É preciso que você conheça sobre eles para conseguir alcançá-los.
Mas e como definir quem são as pessoas certas a alcançar? As pessoas certas são seus clientes ideais, chamados de personas, basicamente representações semifictícias de um cliente ideal, baseado em dados reais e alguma especulação instruída sobre dados demográficos, comportamentos, motivações e metas.
Para defini-las você vai precisar analisar, pesquisar e observar as pessoas que já são seus compradores ou tem interesse no seu negócio. Elas vão poder ajudá-lo a compreender a mentalidade de quem você quer atingir e assim fica mais fácil criar o conteúdo correto a elas, que é a parte essencial do marketing.
Ao criar o conteúdo correto, você vai atrair com mais eficácia seus clientes ideais. Isso é muito importante, pois não vale a pena ter qualquer tráfego em seu site, e sim o tráfego correto. A ideia é que as pessoas que chegam até você, tenham maior probabilidade de se tornarem leads e, finalmente, clientes satisfeitos.
Usar a jornada do comprador
É preciso ir além de conhecer quem você está tentando contatar, é preciso conhecer e saber também o que essas pessoas querem ver. E isso vai fazer com que você conheça a jornada do comprador.
Toda integração que sua persona tem com sua empresa, deve ser ajustada a sua posição na jornada do comprador. Ela é o processo de pesquisa ativo que alguém atravessa rumo a uma compra. É importante conhecer a jornada do comprador de sua persona para a criação dos melhores conteúdos possíveis a ela.
A jornada do comprador é composta por três fases: a fase do conhecimento, onde seu prospect enfrenta e expressa os sintomas de um problema ou oportunidade. A fase da consideração, quando o prospect definiu claramente seu problema e oportunidade. E a fase de decisão, em que o prospect decidiu sua estratégia, método ou abordagem de solução. Você pode conhecer mais sobre o assunto na matéria …..
Essas fases da jornada do comprador representam as experiências pelas quais passam os potenciais clientes, assim é possível ter informações para criar o conteúdo correto para cada estágio. Visitantes de websites devem vir até seu website pela primeira vez em qualquer dessas fases da jornada do comprador.
Criar conteúdo realmente bom
Essa é uma das partes mais importantes da estratégia, afim de conquistar mais clientes! Seu conteúdo é seu kit de ferramentas de marketing. Blogs, vídeos, eBooks, ferramentas interativas, infográficos funcionam para atrair, converter, fechar e encantar.
Mas você não pode apenas escrever qualquer publicação de blog, é preciso escrever as publicações certas, feitas para quem você quer atingir e o que é interessante para eles. O melhor conteúdo, aquele que vai alimentar a estratégia de inbound marketing, precisa estar fundamentado no contexto correto.
Não basta apenas escrever uma publicação de blog ou enviar um e-mail para sua lista de contatos. O conteúdo desses meios de comunicação precisa estar ajustado as pessoas que o recebem, que são suas personas, e também ao que eles têm mais interesse em ver (isso vai depender da sua posição na jornada do comprador).
Alavancar seu conteúdo
Para poder alcançar bons resultados, aproveite ao máximo seu conteúdo, e tenha em mente que sozinho ele não é o suficiente! É preciso disponibilizar ele para que suas personas o encontrem, é o que vai fornecer contexto ao seu conteúdo. Divulgá-lo ao mundo é que o torna relevante.
A melhor técnica de distribuição é aquela que tem o conteúdo certo, e entrega para a pessoa certa no momento certo. Você pode utilizar suas páginas de website, blog comercial, mídias sociais, landing pages, calls-to-action e e-mail marketing. Mas é preciso ficar de olho se você tem usado as táticas que ajudam seu conteúdo a alcançar suas buyer personas, onde elas passam mais tempo. Se elas não passam seu tempo no Pinterest, por exemplo, ele não deve ser parte do seu plano de distribuição.
Tente exercer estas práticas recomendadas para poder conquistar mais clientes. Pesquise, desenvolva, e não deixe de usar suas personas. Encaixe isso a jornada do comprador e assim vai ficar mais fácil de produzir conteúdos impressionantes e tirar proveito dos resultados.