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Categoria: Comunicação digital

COMO OTIMIZAR SEU SITE PARA MOTORES DE BUSCA

 

Para conseguir alcançar mais resultados ao seu negócio com a internet, estratégias de SEO em seu website podem ser bastante eficazes.

SEO é uma abreviação da expressão em inglês “Search Engine Optimization”, e que significa otimização de sites para mecanismos de busca.

Essas estratégias de SEO são importantes para que você organize seu site para os motores de busca, como Google, Yahoo, etc, e assim eles podem classificá-lo como uma fonte de conteúdo relevante sobre determinado assunto.

Então, se alguém busca sobre o que você oferece, seu site tem mais probabilidade de aparecer em melhores posições do que outros sites que tratam do mesmo assunto. É um processo de melhoria do seu website que vai permitir que ele atraia mais visitantes através desses mecanismos de pesquisa na internet.

Com estratégias bem organizadas, e trabalhadas da forma certa, você pode aparecer entre os primeiros resultados nos motores de busca. Sem dúvida, esse é um ótimo resultado! Assim você ganha mais destaque da concorrência e pode alcançar mais clientes.

Conheça nos tópicos abaixo algumas práticas para trabalhar o SEO de seu website. Elas podem ser muito importantes para o sucesso do seu posicionamento online.

 

Escolha das palavras-chave

Essa é uma etapa muito importante, aliás, essencial. Se as palavras-chave forem utilizadas da forma adequada em seu site, o Google, por exemplo, vai entender sobre o que a página trata e poder indicar o site para quem está pesquisando nos buscadores online por esses termos relacionados.

De forma simples, as palavras-chave são aquelas digitadas pelos usuários em uma busca na internet. Se você tem um petshop, por exemplo, a palavra-chave “banho para cachorro” pode ser relevante ao seu negócio, pois é um termo provavelmente utilizado pelo seu público para encontrar o serviço que você oferece. Ou talvez você tenha um blog sobre empreendedorismo, por exemplo, e palavras-chave como “pitch de vendas” e “startups” são termos relacionados ao que você trata, podem ser essenciais para potencializar seu retorno.

Faça sua lista e defina com calma quais os termos que você vai utilizar, vale repetir que esse é um passo essencial para o sucesso das estratégias.

Para definir suas keywords, você pode utilizar algumas estratégias, como:

1.Faça uma lista de personas e passe pelo pensamento de compra delas. Ao se colocar no lugar desses clientes ideais da sua empresa, você é capaz de compreender o que eles pesquisariam nos buscadores. Tente utilizar a mesma linguagem que essas personas usariam.

2.Pesquise palavras-chave no Google. Enquanto você digita a palavra no buscador, ele sugere algumas palavras para completar a busca, veja quais termos podem ser interessantes e relevantes ao seu negócio.

3.Determine quais são as palavras que as pessoas já utilizam para entrar no seu site.

4.Opte em utilizar não apenas palavras head tail, que são aquelas mais genéricas e abrangentes, como por exemplo, “sapato”, “notebook”, “marketing digital”. Hoje em dia pode ser difícil obter um bom posicionamento com esses termos abrangentes. Para que você consiga alcançar mais resultados e, enfrentando menos concorrência, tente utilizar long tail keywords, expressões de pesquisa mais específicas e geralmente mais longas, como por exemplo, “sapato amarelo para festa” ou “notebook dell inspiron i5”. Termos long tail são extremamente eficazes para o SEO do seu site. Muitas pessoas já buscam ranquear o site através de palavras-chave mais específicas e, mesmo que possa gerar menos tráfego, elas são mais precisas e tendem a atrair visitantes mais qualificados.

 

Ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Para aprofundar sua pesquisa e encontrar mais palavras-chave para sua lista, existem algumas ferramentas online que podem ser úteis, e você ainda pode completar com sua criatividade as ideias que aparecerem. Confira algumas delas:

Google Search Console

Essa é uma ferramenta gratuita mais voltada para desenvolvedores, mas que dispõe informações bastante importantes para quem cria conteúdo online. Ela deve ser integrada com o Google Analytics para gerar relatórios sobre palavras-chave que estão trazendo mais tráfego para o site e o posicionamento em relação a cada termo utilizado. Assim fica mais fácil avaliar quais termos são relevantes e merecem ser melhor trabalhados.

Keyword Planner

Também é uma ferramenta gratuita do Google Adwords. Você pode pesquisar ideia de palavras-chave e de grupos de anuncio, criar novas campanhas a partir de sua Rede de Pesquisa, receber histórico de estatísticas e avaliar o desempenho de uma lista de palavras-chave, como também ampliá-las.

SEMrush

Você pode avaliar a lista das 10 principais palavras-chave de seu site e o posicionamento para cada uma delas, a ferramenta é gratuita. SEMrush também permite que você pesquise sobre sua concorrência, pois os dados são abertos. Caso você defina que a ferramenta é útil para o seu negócio, você pode contar com mais recursos que ela disponibiliza, com a compra de licenças mensais.

 

Organização de sua lista de palavras-chave

Se você já criou sua lista com as palavras-chave, é melhor organiza-las para não se perder em meio as ideias. Facilite o trabalho para poder dar continuidade as estratégias de SEO de seu site.

As palavras-chave podem ser divididas em categorias, sub-categorias e assim por diante. Essa organização pode esboçar um mapa do site, e ser útil para construir a arquitetura das páginas, estrutura dos menus e criação de links internos.

Algumas estratégias podem ser muito eficazes no rankeamento do seu site.

1.Coloque palavras-chave no título da página do site

2.Se possível, adicione a palavra-chave na URL do site

3.Adicione palavras-chave aos cabeçalhos de página e conteúdo

 

Criação de conteúdo em torno das palavras-chave

É muito importante que o conteúdo do seu website também esteja otimizado. Com as palavras-chave definidas, basta saber qual o termo certo para começar a produção. Existem ferramentas que permitem você verificar estatísticas de cada palavra-chave, como Keyword Planner, e assim dar continuidade ao trabalho de forma ainda mais assertiva.

O conteúdo é uma das estratégias que vai trazer mais relevância ao seu site. Certifique-se de ter um conteúdo de qualidade e usar as palavras-chave no seu conteúdo de forma sensata, que faça fluir a leitura, e não as utilize em excesso.

Você também pode trabalhar com SEO fora da página, escrevendo conteúdos relevantes e específicos ao que você oferece e compartilhando com outros sites que trabalham conteúdo do mesmo nicho ou relacionado. Eles podem apontar para você como um bom site. Você pode aumentar sua classificação de pesquisa e ganhar links de inbound se tiver bom conteúdo.

Estratégias de SEO podem ser realmente eficazes ao seu site. Não deixe de estar presente na vida de seu público com qualidade, faça com que eles conheçam o que você tem a oferecer.

Além do SEO do seu website, esteja presente na caixa de e-mail de seu público-alvo, nas redes sociais, e ofereça a ele conteúdo digital de seu interesse. Em redes sociais, estratégias de SEO podem ser muito parecidas com as utilizadas em um website. E assim você ainda pode criar uma relação mais pessoal com o cliente, o que ajuda a enriquecer o processo de otimização do website.


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