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Categoria: Comunicação digital

13 COISAS QUE AS PESSOAS ODEIAM EM WEBSITES

Já pensou em atrair mais retorno com seu website? Então preste atenção no que não fazer para alcançar esse objetivo!

O inbound marketing é um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair consumidores de forma voluntária ao site de uma empresa, seu princípio é não irritar as pessoas.

Mas, então como é que muitos sites ainda estão repletos de elementos que muitos visitantes encontram, repetidas vezes, e que são desnecessários ao usuário?

Bom, isso pode ser resultado de algum site feito no impulso, sem o pensamento certo ao projetá-lo e sem os cuidados de avaliar as peculiaridades da experiência de uso do consumidor. Mas é preciso estar ciente que, não adianta estar no mundo online sem ter um posicionamento de qualidade.

A má experiência do usuário pode causar taxas elevadas de abandono de páginas do seu site, baixas taxas de conversão (de visitantes para leads), fraca posição nos resultados de pesquisa orgânica, e uma má reputação (tanto para possíveis clientes, como também para Google).

Para auxiliá-lo, elaboramos uma lista de coisas irritantes que conferimos em alguns sites por aí, e isso pode servir como um guia para que você saiba o que NÃO fazer ao projetar seu site. Vamos conferir!

 

1.Demora muito para carregar.

Nossa atenção e “tempo” já tem certo desgaste por termos que verificar várias vezes no dia nossos celulares. Agora, ter que esperar pelo carregamento de páginas de site é algo que pode deixar muitas pessoas realmente impacientes!

Em média, usuários esperam até três segundos o carregamento de páginas web. O fato de um site demorar para carregar frustra os visitantes e pode afetar a  taxa de conversão, como também a percepção da marca, principalmente para usuários móveis, pois muitos dependem de uma conexão mais lenta quando navegam pela internet. E se você se pergunta como o tempo de carregamento do site pode afetar a percepção da marca, a resposta é que os visitantes culpam muito mais os provedores de conteúdo do que os provedores de serviços móveis.

O tempo de carregamento da página pode ser afetado pelo tamanho das imagens, código, vídeos entre outros fatores.

 

2.Não é otimizado para smartphones.

Ao navegar na internet através de um telefone celular, você já se sentiu forçado a rolar a página de lado a lado para conseguir ler o site? Ou teve que clicar para dar zoom porque as palavras ou botões da página eram muito pequenas? Estes são alguns exemplos que pessoas podem enfrentar ao acessar sites que não estão otimizados para dispositivos móveis.

Além de dificultar a vida de usuários com uma versão não adequada do seu site para mobile, a classificação do site nos resultados de busca do Google também pode ser prejudicada, pois o Google ajuda no ranqueamento de sites otimizados para mobile.

O intuito do Google com isso é melhorar a experiência de navegação na web para usuários móveis. Se seu site não estiver otimizado para dispositivos móveis, é provável que você irá perder significativamente posição nos rankings de pesquisa orgânica. Acredito que você não possa se dar ao luxo de perder todo esse tráfego, não é?

 

3.Oferece uma navegação ruim.

Quando um usuário chega em seu site, ele sabe o que fazer? Onde ir? Quais os próximos passos a serem tomados?

Muitos negócios perdem leads e vendas simplesmente por não fornecerem aos consumidores qualquer direção no site, como indicação de onde clicar, onde inserir alguma informação, ou o fato de não ter um texto legível, por exemplo.

Se você for realizar um call-to-action, tenha um título claro aos usuários, tenha uma página que explique o valor do que você faz, e faça um apelo preliminar a ação de forma clara e objetiva, que mostre aos visitantes como partir para uma etapa seguinte, como: “inicie uma aula grátis”, “assista ao vídeo”, “inscreva-se em nosso blog”, ou qualquer outra ação que você espera que seus visitantes realizem em seu website.

 

4.Usa pop-ups de forma excessiva.

Utilizar pop-ups em excesso, que interrompem a experiência de leitura do usuário, pode ser extremamente irritante.

Se você for utilizar pop-ups em seu site, existe um caminho certo: use-os com moderação. Assim você não bombardeia seus visitantes com conteúdos que eles podem nem estar interessados.

Faça-os “inteligentes”. CTAs inteligentes permitem que você exiba um pop-up diferente (ou nenhum pop-up) para diferentes tipos de visitantes, com base em suas visitas ou determinados ciclos de compras. É importante monitorar os pop-ups para ver sua eficácia. Avalie o número de visualizações e cliques em cada pop-up CTA, como também as rejeições. Se você achar que não está indo bem, considere editá-lo ou remove-lo para trazer uma melhor experiência de uso aos seus visitantes.

Existem vários tipos de pop-ups, vale conhece-los para aplica-los da melhor maneira ao seu público.

 

5.Conteúdo multimídia exibido automaticamente.

Já pensou naquele usuário que está fazendo uma navegação na internet em um lugar que exige silêncio, ou aquele que simplesmente não pode estar acessando conteúdos aleatórios?

Se alguém está pensando que está em uma sessão de navegação silenciosa e de repente é bombardeado com uma música tema do site ou uma pessoa falando em uma vídeo que não foi dado o “play” – principalmente se não há como encontrar o botão para parar – o que você imagina que estes usuários vão fazer?

Alguns podem clicar no botão mudo, mas o botão “voltar” é mais fácil de localizar no navegador do que controles de volume no computador. Perceba que em redes sociais como o Facebook e Twitter, os vídeos que são reproduzidos em nossos feeds, estão sempre silenciosos, a menos que os usuários optem por ativá-los.

Realize esse mesmo tipo de cortesia aos seus visitantes, não force seu conteúdo multimídia para eles.

 

6.Possui imagens genéricas ou muitas fotografias de banco de imagens.

Utilizar imagens em seu site é com certeza muito positivo para seu inbound marketing.

Ao procurar algumas imagens para seu site na internet, você pode encontrar algo desse tipo:

Devemos acreditar que estas pessoas trabalham na sua empresa? E que elas estão sempre assim, felizes com o trabalho?

Esse é um exemplo de uma imagem de banco de imagens.  Imagens utilizadas em seu site precisam ser uteis, esclarecer algo para um visitante, e fotografias genéricas de banco de imagens na maioria das vezes não ajudam os visitantes ou seu negócio.

É muito melhor usar fotos reais de clientes, funcionários, da sua empresa, seu produto e localização. Se você não tiver essas fotos, é possível utilizar imagens grátis na internet, mas tente personaliza-las, fazer com que se relacionem diretamente com o que você faz.

 

7.Possui formulário de contato, mas sem informações adicionais de contato.

Um formulário “Fale Conosco” pode parecer uma maneira fácil de gerar uma lista de email opt-in (de pessoas que autorizaram receber seus e-mails), mas é a forma menos valiosa para gerar leads para você. Além de ser um contato genérico, também não indica se o contato quer receber comunicações periódicas de você. É mais provável que eles tenham um único problema ou pedido que precisa ser abordado.

Se seus possíveis clientes realmente tem um pedido único, não há nada de errado em ter um módulo “Fale Conosco” em seu site, aliás, é muito importante, mas não é saudável para seu negócio que este seja apenas o único meio de comunicação entre você e seus clientes. Se seu visitante ou cliente precisa de ajuda, eles querem um retorno imediato. Eles podem ficar insatisfeitos de ter que preencher um formulário e esperar para ver se vão receber uma resposta.

Permita também que as pessoas entrem em contato com você por e-mail, telefone, mídias sociais e até mesmo chat e disponibilize essas informações em seu website.

 

8.Não explica de forma clara o que sua empresa faz.

É muito ruim você rodar o site de uma empresa e não conseguir entender claramente o que a empresa realmente oferece.

As melhores páginas da web explicam claramente quem são, o que fazem e o que você (visitante) pode fazer  e encontrar lá. Claro, se você é uma marca muito conhecida, como a Coca-Cola, por exemplo, você pode ser capaz de fugir dessa linha e nem precisar descrever quem é ou o que faz. Porém, a maioria das empresas ainda precisam responder a estas perguntas de forma clara para que seus visitantes saibam que estão no “lugar certo”.

 

9.Contém palavras-chave em excesso.

Anos atrás palavras-chaves eram utilizadas em grande quantidade e, além de serem visualmente esmagadoras, elas tinham significado apenas para os motores de busca e não para seres humanos.

Ainda hoje, infelizmente, alguns sites ainda estão escrevendo para bots, isso que o algoritmo do Google já é muito mais elaborado para determinar a relevância de uma página do que era anos atrás. Colocar em seu conteúdo palavras-chave em excesso é um dos erros mais comuns em SEO marketing, que pode ainda prejudicar seus resultados nos motores de busca. Enquanto as palavras-chaves são essenciais para o sucesso do SEO do seu site, se estiverem em excesso, o Google irá penaliza-lo.

E mais, encher um conteúdo com palavras-chave pode prejudicar a leitura do leitor. É importante saber como utilizá-las para trazer resultados benéficos ao seu negócio.

 

10.Faltam botões de compartilhamento social no conteúdo.

Você provavelmente deve ter em seu site conteúdo realmente interessante as pessoas e que talvez elas gostariam de compartilhá-lo nas mídias sociais. Se você não possui os botões de compartilhamento em seu site, seja do Twitter, Facebook, entre outras redes, isso pode gerar uma certa decepção.

Os botões de compartilhamento social tornam mais fácil para seus leitores compartilharem seu conteúdo em redes sociais porque não precisam copiar e colar manualmente a URL e compartilhar nas redes. Os botões de compartilhamento social também vão trazer mais visibilidade ao seu conteúdo, o que significa mais tráfego do site, melhor classificação nos mecanismos de pesquisa, e mais oportunidades de gerar leads.

 

11.Não tem um blog.

Se você não tem um blog, você pode estar deixando de fornecer aos seus visitantes informações valiosas, além de estar perdendo uma oportunidade de melhorar seus resultados de ranqueamento.

Muitas pessoas antes de contratar um serviço ou efetivar uma compra, realizam pesquisas para encontrar a melhor solução para o seu problema. Se eles encontrarem respostas para suas perguntas em artigos que estão no blog da sua empresa, eles vão estar mais propensos a realizar o negócio com você, por confiar no que você tem a dizer e ajuda-los. Este, sem dúvida, é um dos muitos benefícios dos blogs de negócios.

 

12.Possui títulos e manchetes incompatíveis com o conteúdo.

Se você produz conteúdos, sabe a importância de um título bem elaborado. Títulos tem o poder de envolver as pessoas e fazer com que elas cliquem no conteúdo para ter mais informações sobre o que você escreveu.

Manchetes click-baity, que costumam prover somente o mínimo necessário para deixar o leitor curioso, podem não ser uma maneira muito justa de levar as pessoas ao seu site. Se você for utilizar essa estratégia, mostre um conteúdo que seja tão estimulante quanto o título. Caso contrário, você pode apenas irritar as pessoas.

Certifique-se de que seu título não é enganoso e de que seu conteúdo condiz com o que você prometeu entregar. Um título é importante para capturar a atenção das pessoas, mas mais importante ainda é manter a credibilidade.

 

13.Contém links internos difíceis de utilizar.

Links internos são bastante uteis para os leitores e sites similares, quando feitos da forma correta. Eles podem apontar leitores para outras informações relevantes, ajudam a melhorar o ranking orgânico para páginas importantes em seu próprio site. Mas muitos sites executam o link interno de forma errada, apontam os usuários para páginas irrelevantes, fazem ligação de frases estranhas dentro do conteúdo e exageram na quantidade de links utilizados a ponto de deixar a leitura péssima.

Inclua links internos apenas para páginas relevantes em seu site com o objetivo de melhorar a experiência do leitor e inclua esse link no texto principal para fazer mais sentido.

Certifique-se de fazer com que os links sejam abertos em uma nova guia de seu navegador, não na mesma janela. Os visitantes podem não ter terminado a leitura do conteúdo em sua página e não vai ser legal fazer com que eles percam o conteúdo que ainda estão lendo!

 

Seu site é uma ótima ferramenta de relacionamento com seus clientes, então ofereça o melhor que você pode a eles! Se precisar de ajuda para melhorar seu posicionamento web ou criar seu website, a Black Frog pode ajudá-lo! Converse com a gente!


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