Três em cada dez brasileiros entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).
Para conseguir destaque, é preciso estabelecer confiança e credibilidade com seu público e, principalmente nos meses iniciais, isso requer uma imagem profissional para fortalecer a marca. Você precisa mostrar transparência e a competência do seu negócio.
Então, mesmo que você ainda esteja no início da jornada, é importante investir em alguns detalhes que podem definir a propriedade do seu negócio.
1. Tenha um endereço comercial
Se você trabalha em casa, é interessente ter um endereço comercial para compartilhar com seu público, sejam seus clientes, parceiros, fornecedores, etc. Um endereço comercial gera mais credibilidade com seu público e segurança, para ambos os lados.
Pense em utilizar um Escritório Virtual ou um Coworking da sua cidade. Assim é possível ter um endereço padrão para realizar reuniões com possíveis clientes, ou apenas para receber o correio.
2. Ofereça um canal para contato
Só o e-mail pode não ser o suficiente para muitos dos seus clientes.
Você pode utilizar o Skype, por exemplo, uma ferramenta bastante conhecida que permite fazer chamadas de voz, vídeo, e conversar através do chat. Existe também o Skype Business, com uma solução diferenciada para empresas.
Um plano de telefonia pode ser outra alternativa para atender seus clientes, é preciso avaliar os planos que mais se enquadram no perfil do seu negócio.
Tenha em mente o que é essencial para manter um bom relacionamento com seus clientes e assim avalie os benefícios que as empresas propõem.
3. Divulgue na internet conteúdos sobre seu negócio
Conteúdos relevantes ao seu público podem trazer ainda mais visibilidade ao seu negócio. Lembre-se de cria-los de forma atrativa e focados nas necessidades do seu público-alvo.
É muito importante que você coloque os conteúdos nas mídias sociais, existem diferentes soluções que podem ser eficazes para divulgar sua startup. Você pode atrair mais pessoas com a publicação dos conteúdos em redes sociais, fóruns, blogs, e-mail marketing… são várias ferramentas que permitem que o conteúdo chegue de forma eficaz até seu público e traga um retorno significativo ao seu negócio.
4. Tenha uma atenção especial para seu website
Seu website é a cara do seu negócio no mundo online e é através dele que você vai poder oferecer seus produtos, serviços e informações aos usuários. Existem diferentes maneiras para se criar um site e opções que não exigem um investimento alto.
Você pode utilizar uma plataforma grátis disponível no mercado e assim criar seu site. O que você investe é o tempo para criação e em muitos casos é preciso ter um conhecimento básico em Html. Você também tem a opção de contratar uma empresa para desenvolver um site personalizado, de acordo com a real necessidade da sua startup. Seja qual for o caminho tomado, um site bem desenvolvido é essencial para gerar credibilidade com seus clientes, então é realmente necessário que ele tenha uma atenção especial. A ferramenta precisa ter usabilidade prática, além de um design moderno.
É imprescindível também que seu site esteja adaptado para dispositivos móveis, já que existem mais smartphones do que PCs em uso no Brasil. Vale a pena proporcionar ao seu público uma boa experiência do site tanto no desktop, como em tablets e smartphones.
Para trazer ainda mais segurança ao seu público, certifique-se de colocar essas informações no site, como endereço do seu negócio, telefone, formulário para contato e um endereço de e-mail. E se você possui um lugar físico para vender produtos e serviços, pense em trazer mais comodidade a seus clientes, você pode criar também uma loja online.
Inicie seu negócio com a propriedade que ele merece e conquiste mais clientes. A Black Frog pode ajudá-lo com a criação de websites, sistemas e gerenciamento de mídias. Faça um orçamento com a gente!