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Categoria: Comunicação digital

5 PASSOS PARA UMA CAMPANHA DE E-MAIL MARKETING EFICAZ

O e-mail marketing ainda é considerado uma das principais ferramentas de comunicação para o relacionamento com clientes e bastante eficaz em gerar bons resultados para o seu negócio, se trabalhada da forma certa.

Já parou para pensar na maneira em como você se comunica com seus clientes? Quais estratégias você tem utilizado a fim de manter um bom relacionamento com eles, engajá-los e também para aumentar as vendas?

Utilizar uma estratégia de e-mail marketing bem planejada pode ser a ideia certa para trazer esses benefícios a sua marca. Mas você vai precisar definir um propósito, como todo e-mail requer. Pode ser uma ideia simples, vai da sua imaginação e necessidade. Você pode também pesquisar e se inspirar em alguma ideia que já tenha dado certo antes. O importante é pensar que, sempre antes de clicar em enviar o e-mail, é necessário ter um motivo adequado para fazer isso.

Existem bilhões de contas de e-mails ativas no mundo que enviam milhões de e-mails todos os dias. O e-mail é sem dúvida uma ótima ferramenta para você se comunicar com seus clientes, principalmente porque 77% de consumidores preferem o e-mail para a comunicação de marketing, segundo dados da Radicati Group.

E-mail marketing é uma ferramenta que ainda funciona, e muito! Não sabe por onde começar? Confira cinco sugestões para uma comunicação eficaz com seu cliente através de e-mail marketing:

 

1)Pense antes de enviar qualquer e-mail

Todo e-mail precisa ter um propósito para trazer um retorno significativo. Seu propósito irá ditar – o tipo de campanha que será trabalhada, quem é seu público-alvo, o conteúdo do e-mail, e como mensurar o sucesso. Por exemplo, a BuzzFeed, empresa Norte-americana de mídia de notícias, envia newsletters regulares com links para notícias em seu website, com a finalidade de aumentar o número de visitas que geram a cada mês, de modo que o tráfego vai aumentar a receita publicitária.

Mas, para gerar bons resultados, toda campanha de e-mail marketing precisa ser tão única quanto o objetivo da empresa. Criar algo de valor vai exigir concentração nas necessidades do seu público-alvo, produção de informações e conteúdos uteis, como também um bom monitoramento de cada ação tomada. Dessa forma é possível gerar mais leads e transformá-los em clientes.

E não esqueça de definir o propósito para o seu e-mail, seja ele criado para fazer um apelo, um e-mail de “seja bem-vindo” ou apenas e-mails de agradecimento.

 

2) Tenha um bom relacionamento com seu público

Pode ser que você já tenha uma lista de e-mails provenientes de possíveis campanhas ou cadastros preenchidos por clientes. Seja como for, essa lista precisa ser cultivada e mantida, sempre. É possível que alguns e-mails da sua base de dados de e-mail marketing sejam perdidos a cada ano, pois deixam de existir, se tornam inativos. E para que o e-mail marketing possa trazer resultados eficazes, é preciso ter uma lista de e-mail atualizada e saudável.

Se não possui uma base de e-mails, é possível criar calls -to-action e landind pages para capturar dados de possíveis clientes e criar sua lista própria de e-mails.

Com a lista de e-mails criada, agora o importante é segmenta-la. Seu público é composto por várias audiências e quanto mais você conseguir personalizar suas mensagens, mais alcance seus e-mails terão.

Mas seja sempre educado ao atingir seu público. No e-mail marketing, enviar e-mails não solicitados, mesmo tendo acesso ao endereço, pode atingir o destinatário de forma errada. Antes de qualquer disparo de campanha, pergunte ao seu público se eles gostariam de receber mais informações sobre você ou sua marca por e-mail. Pode ser mais uma etapa a ser realizada, mas a confirmação do usuário é importante para obter sucesso.

De forma segmentada, quem recebe os e-mails fica mais propenso a abri-los, pois aborda um mercado realmente de interesse deles.

 

3) Tenha um bom conteúdo

Um bom conteúdo é a chave para o sucesso do e-mail marketing, ele é um fator de bastante influência para atrair um maior tráfego para o seu site. Por isso o conteúdo deve ter então qualidade e ser muito bem produzido. Apresente ao seu público, newsletters com opções diferentes de conteúdos: dicas, informativos sobre sua marca, informações relevantes ao interesse do seu público, promoções, entre outros. Mas lembre-se que 80% dos e-mails devem ser utilizados para se relacionar com os clientes e apenas 20% você utiliza para promover seus produtos e serviços. Quando o público se sente atraído por um bom conteúdo, é possível engaja-los e ainda fazer com que propaguem sua marca, encaminhando o e-mail a amigos, familiares e também através do compartilhamento em redes sociais.

 

4) Monitore seus e-mails enviados

Monitorar sua campanha é tarefa que faz parte de qualquer ação tomada. Você precisa realmente estar atento aos retornos. O disparo de e-mail marketing pode ser monitorado através de dados estatísticos sobre entrega, leitura, cliques realizados, unsubscribe, bounced, entre outras informações. Um monitoramento vai ajudar a entender melhor as necessidades e desejos dos seus leitores. Isso é essencial para tomar ações e planejar novas estratégias para o relacionamento.

Você terá sempre mais informações para poder enviar o e-mail certo, para o público certo e no momento certo.

 

5) Tenha um template e arte atraentes

É preciso desenvolver uma arte realmente boa e ter conteúdo de qualidade para manter seu público interessado, ativo e gerar mais conversão. Se você for utilizar vídeos e imagens, é imprescindível que tenham boa qualidade e devem estar bem adaptados para qualquer dispositivo móvel. Seu público é exigente e quer ter uma boa experiência visual, além de uma boa navegação.

Não deixe de adaptar o template de e-mail marketing para desktops, tablets e smartphones, isso é algo essencial para alcance de público e para trazer resultados eficazes.

E lembre-se, é preciso tempo e dedicação para gerar resultados. Construir uma boa estratégia vai necessitar de uma análise do mercado e de seu público alvo, da produção de um planejamento cuidadoso, e uma execução consistente.

Garanta um bom relacionamento com seus clientes ao oferecer a eles algo de valor, como boas informações e conteúdo relevante em seu email. Satisfeitos, as chances de voltarem ao seu site e recomendarem sua empresa para amigos, familiares e colegas de trabalho, é grande. O processo pode levar esforço e pesquisa, mas o resultado final faz valer a pena.


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