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Categoria: Comunicação digital

6 ERROS QUE PODEM SABOTAR SEUS ESFORÇOS DE E-MAIL MARKETING

Para quem já trabalha com e-mail marketing, sabe claramente a importância e eficiência dessa ferramenta. Mas como vão seus esforços? Já parou para pensar se está no caminho certo?

Veja seis erros que podem estar atrapalhando seus esforços para atingir bons resultados com o e-mail marketing.

 

1. Você expõe seu negócio para todo mundo, sem foco

 

Você está em vários grupos do Facebook e fóruns, por exemplo, falando sobre seu negócio, e parece estar funcionando, porque sua lista de contatos está crescendo.

Mas já parou para pensar na qualidade da lista de e-mail que você está criando? Todos esses novos contatos são mesmo seu público-alvo? Eles realmente estão interessados nos seus produtos ou serviços?

Uma lista de e-mail qualificada é um dos pontos mais importantes para uma estratégia de e-mail marketing dar certo. A má qualidade dos assinantes é como uma barreira significativa para o sucesso de uma estratégia de lista de e-mail (dados de Ascend2).

Se a sua lista de e-mail não tem apenas seu público-alvo e assinantes ativos, não vai importar o quão grande ela é. Você vai acabar perdendo tempo com quem não tem interesse no que você oferece. Existem estratégias como landing pages e calls to action que permitem você captar e-mails do seu público alvo de forma qualificada e assim criar uma lista de e-mail realmente util.

 

2. Dá um péssimo boas-vindas ao seu novo assinante

 

E-mails de boas-vindas tem as maiores taxas de abertura entre mensagens de e-mail marketing. Novos assinantes estão curiosos para algo de valor que você possa oferecer. Estão ansiosos, querem saber se você cumpre o que propõe.

Não responda apenas “obrigada por assinar o e-mail”. A primeira experiência do usuário já irá definir o tom para permanência dele em sua lista. Não desperdice a oportunidade de engajá-lo, ganhar sua confiança.

Confira algumas ideias que você pode utilizar em seus e-mails:

– Conte o “porque” do negócio e sobre a história da marca.

– Incentive-os a segui-lo em outras redes e mídias sociais

– Encaminhe-os para seu blog

– Deixo-os saber qual a frequência dos seus e-mails

– Se vende produtos ou oferece serviços, envie a eles um código de desconto

 

3. Não segmenta sua lista

 

É importante segmentar sua lista com base em interesses e necessidades dos seus clientes. Assim você é capaz de oferecer ofertas e informações direcionadas, que vão atingir seu público e trazer realmente valor.

Com uma lista segmentada é possível ter uma taxa maior de cliques, pois o conteúdo do e-mail é personalizado de acordo com o interesse de cada lista de e-mail criada. Por isso é importante também monitorar seu público para conhecer o comportamento e as necessidades deles. Assim fica mais fácil tomar ações eficazes e criar um bom relacionamento.

 

4. Deixa seus assinantes confusos

 

Não distraia seu público com vários calls to action. Seja direto e objetivo. Se você quer que o leitor vá até um post ou para uma página de venda, por exemplo, escolha o lugar mais importante do e-mail para colocar a chamada que vai direciona-lo a realizar a ação.

Tire itens como algum gráfico que não seja tão necessário ao e-mail. Sem “distrações”, é maior a probabilidade de seu público executar a chamada à ação.

 

5. Não tem e-mails otimizados para dispositivos móveis

 

Mais de 50% dos brasileiros possuem acesso à internet através do celular, segundo dados do IBGE. Pessoas conectam diariamente seus e-mails através de dispositivos móveis e para conquista-los é preciso oferecer algo de qualidade, uma boa experiência de uso.

Se o seu e-mail marketing não estiver adaptado para dispositivos móveis, é provável que alguns leitores vão apenas deletá-lo, antes mesmo de ler o conteúdo. Facilite a leitura e a interação para não perder o aumento da conversão e das taxas de cliques.

Dados da TechCrunch revelam que o número de pessoas que optam em receber seus e-mails no smartphone tem aumentado em mais de 20% a cada ano. O número de pessoas que acessam seus e-mails pelo celular está aumentado, e tende a continuar assim. Não deixe de oferecer a essas pessoas uma experiência mobile realmente satisfatória.

 

6. Você não tenta envolver seus e-mails inativos

 

Se os leitores não respondem, abrem, clicam ou tem qualquer outra interação com seus e-mails em um período de 6 a 12 meses, eles se tornam assinantes inativos. É possível tomar ações para movimentá-los, é uma boa oportunidade para tentar engajá-los.

Muitas vezes pode ser mais fácil voltar a envolver assinantes inativos do que capturar novos. Explique a eles o porquê de você estar reativando o relacionamento, pergunte qual o interesse deles para que você possa oferecer algo de valor. Se novamente não houver retorno, ok, remova-os de sua lista. Isso pode poupar energia e custos a longo prazo.

 

E aí, está no caminho certo para obter sucesso? A Black Frog pode ajudá-lo a solucionar seus problemas de e-mail marketing, como também a dar início ao uso dessa ferramenta. Faça um orçamento com a gente!


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