Blog Black Frog

Categoria: Comunicação digital

7 DICAS PARA PROSPERAR SEU NEGÓCIO NA INTERNET

midias-sociais

Muitas pessoas tem a internet como essencial em suas vidas pessoais e profissionais. Mas mesmo que a internet esteja cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, muitos empreendedores ainda deixam de lado o poder das ferramentas e estratégias digitais para alcançar um público mais qualificado.

O Sebrae divulgou uma pesquisa em 2015 que 59% das Micro Pequenas Empresas brasileiras não possuem um site ou perfil em redes sociais. Existe um desperdício desse mercado em potencial.

Muitos ainda pensam que os resultados não vão ser os esperados ou que o sistema digital é muito complexo de ser utilizado. Mas a verdade é que já existem ferramentas descomplicadas e intuitivas, e que ainda disponibilizam recursos de monitoramento para permitir que você analise qual público está sendo atingido e convertido em cliente.

Para divulgar sua marca, produtos e serviços na internet, conheça algumas recomendações que devem ser levadas em consideração.

 

1.Orçamento e Planejamento

Defina o quanto você pode investir para divulgar seu negócio no mundo online. Organizar um orçamento ajuda a conhecer seus limites.

Você pode começar com um orçamento pequeno e monitorar os impactos da marca para tomar novas estratégias. O orçamento pode aumentar conforme os resultados e aí você consegue definir um valor certo.

Faça também um planejamento das ações, como quais os canais de divulgação que vão ser utilizados, o que anunciar, para quem, por exemplo, isso vai ajudá-lo na organização.

 

2.Seu negócio pode ser divulgado em plataformas gratuitas

Existem alguns meios gratuitos para divulgar seu negócio online, caso você acredite que ainda não é o momento de investir em marketing digital. Vale conhecer essas alternativas para fazer com que seu negócio propague.

É possível dar início com uma página no Facebook, criar um perfil em redes sociais como Twitter, Instagram, Google+, entre outros. Essas ferramentas permitem que você divulgue seu negócio, mas precisam de campanhas bem elaboradas e tem alguns recursos que precisam ser pagos.

Para algumas ações e estratégias serem ainda mais eficazes, é importante que seu negócio tenha um website, se ainda não possui, vale a pena se atualizar. Ele é a cara do seu negócio no mundo online e é muito importante para poder criar ações em conjunto, e assim ampliar seu alcance de mercado.

 

3.Não é algo complicado de lidar

Anunciar em redes sociais é uma tarefa sem muita complicação, ao contrário do que pensam aqueles que ainda resistem em anunciar seu negócio online. Tanto o Google, como o Twitter, Facebook, Instagram, entre outros, possuem tutoriais e FAQs que ensinam a mexer na ferramenta e podem auxilia-lo em todo o processo.

 

4.Tenha um objetivo

É preciso definir quais resultados você deseja atingir, pois uma campanha pode trazer diversos retornos, como trazer mais visitas para o site da sua empresa, servir para conseguir cadastros, conquistar mais seguidores.. basta definir a real necessidade do negócio.

O Facebook, por exemplo, oferece para quem anuncia, botões que estimulam o consumidor a realizar algumas ações, como fazer uma compra, instalar um aplicativo, entre outros.

 

5.Monitoramento e Paciência

Se você decidiu investir em uma campanha digital para divulgar seu negócio, é preciso ter paciência para alcançar o retorno desejado. Os resultados não vão aparecer da noite para o dia.

É preciso dedicação e tempo, uma campanha não se manterá sozinha. O monitoramento é essencial, deve ser diário, você consegue avaliar o que está funcionando, qual o retorno do seu público e qual estratégia pode ser interrompida.

O Google, Facebook, Instagram, permitem que você possa testar vários tipos de campanha. Isso é bom para que você identifique quais os canais mais adequados, se o impacto é maior em dispositivos móveis, quais as palavras-chave de maior relevância.

 

6.Segmentação do seu público

Defina quem são as pessoas que você deseja atingir, para que não aja um desperdício de tempo e dinheiro com a campanha. É preciso divulgar para aqueles que tem interesse no seu produto, serviço ou informações.

Em qualquer plataforma que permite realizar campanhas, é possível segmentar o público de acordo com fatores, como: sexo, idade, localização, interesses, entre outros.

 

7.Dê atenção a escolha das palavras-chave

Essa é uma das partes mais importantes quando se planeja uma campanha no Google. As palavras-chave indicam do que o anuncio se trata e servem também como guia para os motores de busca.

Suas palavras-chave devem corresponder aos termos que seu público-alvo utilizaria para encontrar seus produtos e serviços. Tente pensar como seu cliente ao criar uma lista de termos. Você pode selecionar palavras-chave específicas para segmentar clientes específicos e palavras-chave genéricas para alcançar mais pessoas. Você também pode escolhe-las de acordo com websites relacionados.

 

Ter o seu negócio posicionado no mundo online é muito importante para não perder espaço no mercado e conquistar ainda mais clientes. Se a divulgação do seu negócio for trabalhada com dedicação, o mundo online vai permitir alcançar reultados eficazes. Se você precisa de um auxilio para posicionar seu negócio na internet, a Black Frog pode ajudá-lo com a criação de sites e sistemas, como também no gerenciamento de mídias e campanhas digitais. Converse com a gente!


Artigos relacionados