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Categoria: Comunicação digital

COMO CRIAR BUYER PERSONA

Como criar buyer persona e como ela pode ser importante para gerar o tráfego certo ao seu website.

Centralizar seus esforços de vendas no consumidor, criando conteúdo relevante a eles com o intuito de educá-los e terem o poder da compra, é hoje algo realmente essencial para trazer resultados eficazes ao seu negócio online.

E para alcançar esse sucesso, é preciso ter uma estratégia de marketing, e um passo importante é saber quem são as pessoas que você está tentando atingir, para que você não gere qualquer tráfego ao seu site e, sim, o tráfego correto.

Mas e como saber quem são de fato as pessoas certas a alcançar? As pessoas certas são seus clientes ideais, que são chamados de buyer personas. Personas são representações semifictícias de um cliente ideal. Para defini-las é preciso se basear em dados reais e alguma especulação instruída sobre dados demográficos, comportamentos, motivações e metas. É preciso também analisar, pesquisar e observar as pessoas que já são seus compradores, elas podem ajudá-lo a compreender a mentalidade de seus potenciais clientes.

Sabendo quem você quer atingir, fica mais fácil criar conteúdo relevante a esses visitantes ideais e assim converte-los em leads, para posteriormente fechá-los como clientes.

Então, como criar buyer personas? É preciso levar três coisas em consideração: pesquisa, identificação de tendências e criação de história de perfis de personas.

 

– PESQUISA

Primeiro de tudo, é importante realizar uma pesquisa. Buyer personas devem ser baseadas em pesquisa real e não suposições, isso pode levar algum tempo, mas é muito importante.

A pesquisa é feita para tentar compreender os objetivos, metas, comportamentos e motivações da sua persona. Revelar esses motivos, pode levar a uma estratégia de conteúdo realmente poderosa.

Inicie por entrevistar seus clientes atuais, ex-clientes, prospects, até mesmo colegas. Se você já tiver uma base de clientes existentes, esses vão ser os melhores entrevistados, pois já conhecem seus produtos ou serviços e se envolveram com sua empresa. Entre em contato com “bons” e “maus” clientes.

Para começar, você pode perguntar a seus clientes atuais questões simples, que tangem sua demografia, metas e desafios, como:

-Sua função no trabalho?

-Em que setor, ou setores, atua?

-Qual sua meta de trabalho?

-Quais os maiores desafios que enfrenta no trabalho?

-Como ele descobre novas informações para sua função?

Para receber respostas específicas, torne essas perguntas específicas ao seu setor. Foque no “por que” ou os motivos de suas buyer personas, não suas ações.

 

-IDENTIFICAÇÃO DE TENDÊNCIAS

Mas, quantas pesquisas são necessárias para criar personas? A quantidade necessária para identificar tendências, que são padrões e similaridades nas respostas as perguntas feitas por você, e que vão indicar quem realmente são suas personas.

Procure pontos em comum e similaridades entre os tipos de respostas que você recebe.

 

-CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS DE PERFIL DE PERSONA

Após suas pesquisas feitas e tendências identificadas, a etapa final é compilar essa pesquisa e criar histórias de perfil de persona. O ideal é ter histórias que contenham informações sobre quem é sua persona, usando informações sobre sua formação, dados demográficos, metas e desafios.

Você pode incluir também objeções comuns que seus entrevistados tenham a respeito de seus produtos e serviços e, se possível, utilizar citações deles. Isso vai facilitar a compreensão e relacionamento com eles.

Confira um exemplo de como pode ser um perfil completo de buyer persona:

Esse é um exemplo de uma pessoa chamada Juliane. Ela é um exemplo de persona criada pela empresa Black Frog que oferece soluções para a internet. Eles fizeram sua pesquisa e identificaram algumas tendências.

Vamos ver o que temos de informações. Juliane tende a ser proprietária da empresa, é casada, sem filhos. Ela tende a ser mulher, entre 30 e 45 anos. Tem um comportamento calmo. Ela tem como metas alcançar mais pessoas com seu negócio e ter praticidade ao administrar sua empresa. Encontra desafios como pouco tempo e conhecimento em marketing para realizar tudo que o negócio exige.

Black Frog pode ajudar a Juliane desenvolvendo um sistema de gestão de tarefas e fluxo do trabalho. O sistema permite automação dos processos necessários para que ela possa gerenciar de forma prática sua empresa. Como também trabalhar estratégias de divulgação online.

Mas Juliane não tem tempo para treinar sua equipe a utilizar o sistema e nem sabe como monitorar os resultados das estratégias de marketing. Black Frog precisa então estar preparada para essas objeções, e pode fornecer, por exemplo, o treinamento de sua equipe, como também o gerenciamento e manutenção de mídias digitais.

Fica fácil assim, não é? Vale a pena conhecer quem você está tentando contatar. Personas dão uma ideia realmente clara de quem exatamente esses clientes potenciais podem ser, no que eles estão interessados, com o que eles estão lidando e em que direção eles estão trabalhando.

Você vai poder criar conteúdo realmente focado em seu potencial cliente, atraindo o usuário certo até seu website e aumentando de forma significativa as chances de conversão.

Ter personas definidas é necessário para qualquer tipo de empresa e essencial para poder traçar uma excelente estratégia de inbound marketing. E além de conhecer quem você está tentando contatar, é importante também saber o que eles querem ver, através da Jornada do Comprador.


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