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Categoria: Comunicação digital

GOOGLE AMP – ENTENDA O QUE É A VERSÃO AMP DE SITES

google amp

Já reparou que ao realizar pesquisas no Google através de dispositivos móveis, alguns resultados são mostrados com AMP na frente do link? Saiba ao que se refere essa novidade.

 

AMP é a sigla para Accelerate Mobile Page, um projeto da Google que consiste em deixar a internet mobile mais rápida. E já não é novidade que está cada vez mais importante ter um site rápido e responsivo em qualquer dispositivo.

Mas ainda existem empresas que não acompanharam a mudança de comportamento dos usuários. Eles buscam cada vez mais informações, notícias e compram produtos através de celulares. É preciso, sem dúvida, se atualizar!

Além disso, o Google valoriza sites que fornecem a melhor experiência aos usuários, que respondem bem em todas as telas e, se você não está atualizado, pode sofrer de forma negativa com a questão do ranqueamento.

Se você ainda não conhece a novidade AMP, ler este artigo já é um passo bastante positivo! É bom tomar conhecimento sobre o assunto e estar preparado. Está vindo com tudo para os resultados de busca do Google. Que tal conhecer sobre o formato AMP de sites?

 

O que são Accelerated Mobile Pages (AMP)?

 

Em tradução livre, as Accelerated Mobile Pages (AMP) são “páginas móveis aceleradas”. Uma iniciativa de código aberto para desenvolver páginas de conteúdo estático que vão carregar de forma mais rápida nos dispositivos móveis.

A versão AMP de site consiste em deixa-lo mais leve, eliminando funcionalidades, efeitos e redes de anuncio com carregamento lento que fazem com que a página demore para ser carregada em seu smartphone.

O resultado é uma página de website que abre muito rápido!  Isso é ótimo para pessoas que estão em uma conexão lenta ou que apenas não querem esperar abrir uma página regular e mais pesada.

A ideia é facilitar a vida dos usuários com acesso rápido a conteúdos em dispositivos móveis, como também a de proprietários de sites que podem criar conteúdo otimizado apenas uma vez e tê-lo carregado instantaneamente em toda parte.

Experimente digitar “Donald Trump”, por exemplo, no seu smartphone. Várias páginas com o selo “AMP” vão aparecer em destaque na seção de notícias principais. Se elas forem compartilhadas através de redes sociais como Twitter, LinkedIn, quem fizer o acesso pelo celular também terá um carregamento rápido.

O usuário que clicar nesse link de página AMP, será direcionado instantaneamente para uma página com visual e navegação bem simplificados. Já é possível ver uma recepção bastante positiva da novidade.

 

Como configurar

 

É necessário desenvolver as páginas AMP com técnicas de otimização de código e layout, afim de simplificar o conteúdo para uma exibição coerente ao propósito do projeto. O Google não vai gerar uma versão AMP do seu site automaticamente.

Para saber como configurar seu site para uma versão AMP, você pode seguir um Guia disponibilizado pelo próprio site do Projeto. Você encontra orientações e especificações técnicas.

Para aqueles que já possuem um popular CMS, como WordPress ou Joomla, já existem plugins disponíveis para converter páginas de site em formato AMP.

E não é preciso implementar a versão AMP em todo o site, é possível que você escolha de início apenas algumas páginas para testar ou converter seções uma por vez, assim os erros ficam mais fáceis de serem encontrados e corrigidos para a próxima conversão.

Esses erros podem ser verificados no Google Search Console. Google mostra os erros AMP em Google Search Console error reporting e, até que esses erros sejam corrigidos, estas páginas não vão mostrar a versão AMP nos resultados de busca.

 

Principais diferenças entre páginas AMP e páginas mobile-friendly

 

Existem algumas diferenças entre essas duas versões de páginas, embora elas tenham um mesmo propósito, vale a pena conferir abaixo.

 

Velocidade e Design

 

Páginas mobile tem como principal objetivo apresentar o conteúdo de forma bem organizada e eficiente em qualquer dispositivo móvel. Elas são focadas no design e também na usabilidade, mas esse último também é foco da iniciativa AMP.

Mas o AMP, além da usabilidade, tem como objetivo principal a velocidade de carregamento da página, em como fornecer o conteúdo ao usuário nos dispositivos moveis da forma mais rápida possível.

 

Layout da Página

 

Páginas AMP são bastante simplificadas. Elas contem textos, conteúdos apresentados em apenas uma coluna, imagens e outros poucos elementos. Menus, pop-ups, barras laterais, formulários, não são exibidos na página.

As possibilidades de mexer no layout de uma página AMP são mais limitadas, como customizar cores, fontes, logotipos e botões de compartilhamento. Por isso se tornam páginas mais leves e tornam o carregamento da página praticamente instantâneo.

Já as páginas mobile-friendly permitem uma maior liberdade em desenvolver o design que quiser, como inserir menus, caixas de comentários, anúncios, etc. Elas têm bastante funcionalidades, como recursos de estilos, fontes personalizadas, mas isso torna a página mais pesada e lenta, embora possa apresentar ao usuário um visual mais rico e mais opções de navegação.

 

Ranqueamento das páginas

 

AMP ainda não é um fator de ranqueamento. É de conhecimento que sites responsivos ganham impulso maior no ranqueamente e espera-se que o mesmo aconteça com as páginas AMP, já que terão uma velocidade muito rápida e taxa de rejeição reduzida.

Mas esse é ainda um projeto recente, e a princípio o Google apenas está colocando as páginas compatíveis com AMP em destaque nos resultados de busca – mas isso não é um fator de ranqueamento.

 

Qual versão de site devo usar?

 

O uso ideal das Accelerated Mobile Pages ainda é para leitura de um conteúdo estático, como notícias e blogs. Como o projeto ainda está na sua fase inicial, pode ser que alguns recursos não sejam compatíveis com suas reais necessidades.

Se você precisa de formulários ou aplicações personalizadas, por exemplo, a versão AMP não oferece os recursos completos e uma página responsiva vai ser mais adequada para atender de forma efetiva o seu negócio.

 

Publicidade e Compartilhamento social

 

Para proprietários de sites que estão preocupados em perder receita, existem redes de anúncios que são compatíveis com os padrões AMP e podem ser usados em sua página AMP.

Google também adicionou ao AMP a possibilidade de incluir botões de compartilhamento de várias plataformas de mídias sociais.

 

Usuários vão aderir aos resultados AMP?

 

Da mesma forma que os usuários aderiram aos resultados de pesquisa mobile, é provável que alguns pesquisadores, principalmente os que tem conexão mais lenta, optem pelos resultados que estão no formato AMP. Muitas pessoas que possuem seu próprio negócio já estão aderindo e adicionando a versão AMP para todas as páginas do site.

O fato é que páginas mobile-friendly já são uma realidade, e mais do que um fator de raqueamento do Google, são essenciais para atender essa mudança de comportamento do consumidor.

Se você ainda não possui um site responsivo, comece criando essa versão compatível com dispositivos móveis e depois crie a versão AMP dessas páginas. Você vai poder oferecer ao seu usuário mobile uma experiência bastante positiva, aumentar o tráfego do seu site e alavancar seus conteúdos.

 

Mais informações

 

Para consultar mais informações sobre essa novidade da Google, você pode conferir o site do projeto,  ou ainda solicitar mais informações com a Black Frog. Podemos ajudá-lo a ter a nova versão AMP de site, como também desenvolver sites e sistemas responsivos de acordo com a necessidade do seu negócio.


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