Como é a estratégia de conteúdo da sua empresa?
Vale a pena se questionar sobre o assunto caso esteja em busca de melhores resultados para o seu negócio.
Conteúdos bem produzidos e relevantes ao seu público, tem o poder de estreitar relações entre marca e cliente, pois você oferece algo de valor a eles e pode torná-los satisfeitos e engajados com a marca. A estratégia só é ineficiente se não há um bom planejamento de cada uma das ações, personas definidas, textos originais e conhecimento de cada um dos canais de distribuição que serão utilizados. E claro, monitoramento de cada ação sempre.
O marketing de conteúdo é realmente eficaz. Ele pode ajudar em um bom posicionamento do seu site nos resultados de pesquisa dos buscadores, além de ser ótimo em ampliar o alcance do seu público, aqueles realmente interessados no que você tem a oferecer.
Confira as perguntas listadas abaixo, elas podem ajudar você a refletir sobre as ações que sua empresa tem tomado para gerar resultados com os conteúdos.
1. Existem objetivos bem definidos?
Qual a razão de fazer marketing de conteúdo? Aonde você quer chegar com a estratégia? Quais são suas metas?
É preciso definir os objetivos do negócio para alcançar os resultados desejados.
Pare para refletir sobre seu negócio, determine os objetivos e metas, e trace o caminho a ser percorrido. É preciso definir que linguagem será utilizada na comunicação, quais termos serão utilizados para otimização do conteúdo, planejar a sequencia de ações a serem realizadas, entre outras tarefas. Todo planejamento deve ser bem organizado, do contrário, o marketing de conteúdo pode acabar se tornando apenas custo, e não um investimento.
2. Você conhece seus clientes e suas necessidades?
Definir suas personas é o principal ponto para dar início a sua estratégia de comunicação. É preciso conhecer quais as necessidades deles e interesses para poder gerar conteúdos que realmente sejam relevantes! Entender o seu público e o que é relevante para eles é essencial para gerar resultado.
Preste atenção no que seus clientes falam
Os canais de contato que você possui com o seu cliente podem ser muito importantes para ter conhecimento sobre as dificuldades e interesses que eles possuem. Monitore essas informações para produzir conteúdos que solucionem dúvidas de seus clientes e possam gerar conhecimento para quem tem interesse no assunto.
É preciso que seu público enxergue de forma prática a objetiva os benefícios que você oferece, para não buscar o que precisa em outro lugar.
Consulte diferentes áreas da sua empresa
As dificuldades apresentadas pelo cliente podem vir de diferentes áreas da empresa. É fundamental monitorar de onde elas vêm e reconhecer os obstáculos.
Incentive os colaboradores da sua empresa a trazerem insights dos clientes para que possa ser pensado nas melhores soluções. Dessa forma fica fácil orientar e informá-los.
Ajude o cliente a solucionar seus problemas
Isso é saudável para sua empresa e para o consumidor. Quando o cliente identifica as necessidades que possui, ele consegue alinhá-las com a proposta de valor da empresa.
Ofereça informações que ajudem seu cliente a reconhecer um problema e assim definir por conta própria a melhor forma de solucioná-lo, seja com a compra de um produto, a assinatura de uma newsletter, entre outros. Você pode ter clientes satisfeitos e que confiam na sua marca.
3. Qual a periodicidade das suas publicações?
Tenha um calendário de postagens bem definido! A periodicidade é importante para o relacionamento com seu público, para atrair mais visitantes e ter um melhor posicionamento nos buscadores.
Se não for possível criar várias postagens no mês, basta manter uma periodicidade, pode começar com um post semanal. É preciso entender que a periodicidade é muito importante, pois postar 4 conteúdos em um mesmo dia e ficar 3 semanas sem publicar nada, é ruim para seu ranqueamento, além de prejudicar o interesse do seu leitor.
Um conteúdo em stand by pode ser essencial para não atrapalhar a periodicidade, caso ocorra imprevistos na produção.
4. Como você divulga seu conteúdo?
Ele precisa chegar até o seu público.
Vários canais e táticas de distribuição podem ser utilizados para atrair mais visitantes, como um site, blog, e-mail marketing, posts em redes sociais, entre outros.
Nas redes sociais, para a estratégia ser mais eficaz, analise algumas publicações de diferentes dias e horários feitas nas redes sociais para saber o que gera mais alcance de público.
5. Você mensura seus resultados periodicamente?
Com um objetivo bem definido, avaliar as métricas é essencial para atingi-lo. Você consegue definir o que gera resultado mais positivo e focar nessa ação, como também eliminar o que está atrapalhando o desempenho.
Tenha um tempo para avaliar os resultados das ações tomadas, isso é muito importante para checar qual a evolução que você está tendo com o marketing de conteúdo.
O Marketing de conteúdo é eficaz, se feito da forma correta, e exige um custo baixo para promover a empresa online. Além disso, você cria algo valioso que é o conteúdo próprio e gera clientes engajados com a marca.
Vale a pena criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo e potencializar seu negócio.