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Categoria: Comunicação digital

O QUE É A JORNADA DO COMPRADOR E COMO USÁ-LA EM BENEFÍCIO DO SEU NEGÓCIO

Para trazer benefícios ao seu negócio com ações de marketing, é importante conhecer a jornada do seu comprador e qual a melhor forma de usá-la.

Quando se trata de criar uma excelente estratégia de inbound marketing, com a criação de conteúdos relevantes as pessoas certas, no momento certo, existem alguns passos importantes que devem fazer parte de seu conhecimento. A Jornada do Comprador é uma delas, por exemplo.

A Jornada do Comprador é o modelo utilizado para definir em que estágio do processo de compra online o cliente se encontra. Ela é composta por 3 fases: conhecimento, consideração e decisão, e elas representam as experiências que os potenciais clientes passam.

 

-CONHECIMENTO

A fase de conhecimento é quando seu prospect está enfrentando e expressando os sintomas de um problema ou oportunidade. Ele está tentando se informar, fazendo pesquisas que possam trazer uma compreensão mais clara do seu problema, e assim enquadrá-lo e dar um nome a ele.

 

-CONSIDERAÇÃO

A fase de consideração é quando um prospect definiu claramente seu problema ou oportunidade e deu nome a ele. Ele está comprometido em pesquisar e compreender todas as abordagens disponíveis e/ou métodos para resolver o problema ou oportunidade definida.

 

-DECISÃO

A fase de decisão é quando um prospect decidiu sua estratégia, método ou abordagem de solução. Ele compila uma longa lista de todos os fornecedores e produtos em sua dada estratégia de solução. Ele também deve pesquisar para reduzir a longa lista a uma lista curta e, finalmente, tomar uma decisão final de compra.

 

Confira um exemplo de uma jornada do comprador

Você provavelmente já deve ter ficado doente. Lembra-se de como você se sentiu doente, mas não tinha certeza realmente do que tinha? Na fase do conhecimento, você enfrenta os sintomas ou tem um problema. Nesse caso, por exemplo, seus sintomas são dor de garganta, febre e dor no corpo. Você pergunta “o que está errado comigo?”.

Na fase da consideração, você consegue dar um nome ao seu problema e precisa descobrir suas opções. Se o caso é uma infecção na garganta, quais são as opções para aliviar ou curar os sintomas?

Então surge a fase de decisão, quando você decide o que fazer para resolver o problema. Para solucionar a infecção na garganta, você pode ir ao clinico geral, ao pronto-socorro, ou a uma clínica. Você pode decidir que a clínica é cara, mas você tem seguro de saúde e opta por isso. É assim que uma pessoa pode passar pela jornada do comprador: do ponto de vista do comprador.

Agora, imagine você como profissional de marketing, ou nesse caso, o médico. Médicos normalmente ouvirão seus sintomas, fornecerão opções para você melhorar e prescreverão uma solução. Mas, e se você fosse no consultório de um médico e ele não prestasse nenhuma atenção aos seus sintomas e desse apenas algum tipo de medicamento imediatamente. Não seria uma experiência agradável.

Isso acontece com frequência com conteúdo de websites. Em vez de criar conteúdo que abrange os problemas de suas buyer personas e potenciais soluções, passamos diretamente à explicação de nossos serviços e porque eles são a melhor opção.

Então, ao criar conteúdo, especificamente publicações de blog, seja educativo. Não no sentido de ensinar a eles quem você é, ou o que você faz, mas educa-los sobre seus problemas e soluções. Conhecendo a jornada do comprador, fica fácil de entender que tipo de informações esses potenciais clientes precisam e oferecer a eles conteúdo realmente relevante, em qualquer fase de compra.

Tenha em mente que visitante de websites devem vir a seu website pela primeira vez em qualquer fase da jornada do comprador e que você precisa ter conteúdo preparado para cada estágio.

 

Para compreender melhor o poder que a jornada do comprador tem em uma estratégia, é importante ter o conhecimento sobre Buyer personas.

Personas vão permitir que você saiba quem são as pessoas que você está tentando contatar, e com a jornada do comprador você consegue saber o que essas pessoas querem ver. Isso é muito importante! Cada integração que sua persona tem com sua organização deve ser ajustada a sua posição na jornada do comprador.

Assim que você compreender suas buyer personas e sua jornada de compra, fica mais fácil traçar uma estratégia de marketing eficaz. Mas lembre-se que ela não pode existir sem conteúdo. Confira algumas práticas recomendadas para criar um bom conteúdo no artigo – CRIAR CONTEUDO IMPRESSIONANTE e feito sob medida.


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